De segunda a sexta, das 8h as 17h
30/10/2025 às 08:25h
As plataformas digitais têm se inovado cada vez mais. Em diversas atualizações as mesmas têm promovido a eficiência no uso e otimização. Dentre as mudanças mais recentes estão a capacidade de acelerar e traduzir áudios, como a possibilidade de edição de mensagens encaminhadas e também poder apagar um conteúdo já encaminhado.
O problema é que o acesso descontrolado de informações em multiplicas plataformas têm impactado também a saúde do usuário, de acordo com um estudo elaborado por cientistas e pesquisadores. Já adaptado na rotina de pessoas multiatarefadas, a aceleração de áudio, por exemplo, prejudica o cérebro e causa retenção de informações, como destaca a psicóloga Dayane Alexandre:
Clique e ouça Dayane Alexandre
O termo Brain Rot, que significa ‘apodrecimento cerebral’ descreve um processo de desgaste mental que ocorre com a exposição contínua a conteúdos rápidos e superficiais, como vídeos curtos no TikTok ou no Instagram, por exemplo. Pelo WhatsApp, mesmo os usuários têm relatado a preferência de escutar os áudios acelerados em até 2x:
Clique e ouça Povo fala
Para a psicóloga, dentre os principais sintomas incluem dificuldades de concentração, cansaço mental constante e falta de interesse por atividades que exigem mais tempo e dedicação mental. Ela explica que esse comportamento pode estar afetando a capacidade das pessoas de se concentrarem e de aproveitar momentos de lazer:
Clique e ouça Dayane Alexandre
Segundo o Conselho Nacional de Saúde (CNS) mais de 35% dos jovens, entre 18 e 24 anos, já receberam diagnóstico de ansiedade. Especialistas ainda alertam para os sinais que indicam efeitos do uso excessivo da internet e seus recursos, como a aceleração da velocidade.
Estratégias como estabelecer limites para o uso de telas, procurar atividades que desafiem o cérebro, como leitura e esportes, e praticar mais interações sociais presenciais contribuem para a melhora no quadeo de saúde e no bem estar.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
24/07/2025 - Corpo de Bombeiros alerta para o perigo de afogamentos durante o recesso escolar
23/07/2025 - Vídeo de criança jogando gato no chão viraliza e levanta discussões
23/07/2025 - Associação promove corrida e caminhada no próximo domingo no Parque do Bariri
23/07/2025 - Educadora defende que pais incentivem filhos em atividades que envolvam desenhos
22/07/2025 - Esportista de Pará de Minas conquista bicampeonato de corrida em trilhas e montanhas
22/07/2025 - Polícia Rodoviária orienta condutores em viagens durante o recesso escolar
22/07/2025 - Centro-Oeste mineiro se destaca na produção de mel e movimenta economia local
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h
