24/07/2026 às 07:45h
Poucos fotógrafos conseguiram retratar a relação entre o ser humano e a natureza com a sensibilidade de Sebastião Salgado. Falecido em maio do ano passado, o mineiro deixou um dos maiores legados da fotografia mundial e agora, parte desse trabalho pode ser conferido em Pará de Minas.
Foi aberta nesta segunda-feira (20), na Estação Cultural, a exposição "Amazônia", que reúne cerca de 12 fotografias produzidas durante as expedições do fotógrafo pela maior floresta tropical do planeta. A mostra encerra a temporada de 2026 do projeto "Feche os Olhos e Veja", e convida o público a refletir sobre a riqueza ambiental, cultural e humana de nossas terras.
A produtora cultural Graziela Luciano explica que a escolha da exposição busca aproximar os visitantes de um dos trabalhos mais marcantes de Sebastião Salgado e despertar um novo olhar sobre a preservação ambiental:
Clique e ouça Graziela Luciano
Além da beleza das imagens, a exposição chama atenção pelo compromisso com a inclusão. Todas as fotografias contam com recursos de audiodescrição, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão também possam vivenciar a experiência. Para o diretor da Estação Cultural, Higor Duarte, iniciativas como essa ampliam o acesso à arte e tornam os espaços cada vez mais democráticos:
Clique e ouça Higor Duarte
Aberta até o dia 20 de agosto, na Estação Cultural, localizada na Praça Torquato de Almeida, nº 173, no Centro, a exposição é gratuita e representa mais uma oportunidade de fortalecer o acesso à cultura no município e aproximar o público da obra de um dos maiores fotógrafos brasileiros de todos os tempos.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
02/06/2025 - Grande número de imóveis fechados compromete combate a Dengue em Pará de Minas
30/05/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
30/05/2025 - Maio Laranja reforça combate a violações de direitos de crianças e adolescentes no país
30/05/2025 - Incêndio em mato alto de lote da prefeitura causa sujeira em casas do Cores de Minas
30/05/2025 - Reações à vacina da gripe: por que acontecem e quem está mais suscetível
29/05/2025 - Você já acertou as contas com o Leão? O prazo termina amanhã, dia 30
29/05/2025 - Ascipam reúne vencedores de mais uma etapa da Compra da Sorte Digital
29/05/2025 - Especialista comenta sobre o comportamento do bullying em diferentes ambientes