As recentes melhorias na sinalização das ruas de Pará de Minas não são ações isoladas. Elas fazem parte de um plano mais amplo de reorganização do trânsito, que inclui a retomada do Faixa Azul, sistema de estacionamento rotativo.
Previsto inicialmente para o início de 2026, o retorno do serviço acabou sendo adiado por questões relacionadas ao processo de licitação. Agora, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Marcos Vinícius de Oliveira Santos, a expectativa é que o sistema volte a funcionar em até 60 dias, com implementação prevista para o fim de junho:
Clique e ouça Marcos Vinícius de Oliveira Santos
O Faixa Azul tem como principal objetivo melhorar a rotatividade das vagas, especialmente nas áreas centrais e de maior movimento. Na prática, o motorista pode estacionar por um tempo determinado mediante pagamento de uma tarifa, o que evita que os veículos permaneçam por longos períodos ocupando o mesmo espaço e facilita o acesso para mais pessoas ao longo do dia.
Além disso, o modelo também contribui para tornar o trânsito mais organizado e sustentável financeiramente. Os recursos arrecadados são revertidos para o próprio sistema, permitindo investimentos contínuos em sinalização, fiscalização e outras melhorias na mobilidade urbana, como explica o secretário:
Clique e ouça Marcos Vinícius de Oliveira Santos
Com a volta do Faixa Azul, a expectativa é não só melhorar a circulação, mas também dar mais eficiência ao uso dos espaços públicos, especialmente nas regiões mais movimentadas da cidade.
Por Sarah Faria
Foto: ESPACIAL FM
24/09/2025 - Vereador defende concessão e fechamento do Parque do Bariri
23/09/2025 - Vôlei ganha espaço em Pará de Minas e promove socialização entre os mais jovens
23/09/2025 - Secretaria de Saúde reforça prevenção contra a febre maculosa
23/09/2025 - Credirural entra no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil
23/09/2025 - Inácio Franco confirma redução de dívidas da prefeitura e anuncia obras para a cidade
22/09/2025 - “Desacelere, seu bem maior é a vida”; campanha fala sobre cuidados no trânsito
22/09/2025 - Empregadores se mobilizam para contratar mão de obra em Pará de Minas
22/09/2025 - Calor eleva pico de energia e especialista orienta consumidores