08/10/2026 às 08:34h
Ao todo, 8 em cada 10 famílias brasileiras têm algum tipo de dívida, segundo pesquisa recente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O número considera diversos compromissos como parcelas de compras, financiamentos, empréstimos e cartão de crédito. No entanto, o alerta aparece quando as contas começam a pesar no orçamento e deixam de ser pagas em dia.
Quando uma parte da renda é comprometida, sobra menos dinheiro para as despesas básicas. E, para cobrir esse desequilíbrio, o consumidor costuma recorrer ao crédito, acumulando novas dívidas. É nesse momento que algumas ferramentas de reorganização financeira, como o FGTS, podem ajudar, segundo especialistas.
No Novo Desenrola Brasil, por exemplo, trabalhadores que atendem aos critérios do programa podem utilizar parte do saldo do FGTS para amortizar ou quitar uma dívida que tenha sido renegociada. O saque-aniversário também permite retirar anualmente uma parcela do fundo e, em determinadas condições, antecipar parcelas futuras por meio de empréstimo. Mas quando é que recorrer ao FGTS pode realmente ser uma alternativa? A contadora Patrícia Santos explica:
Clique e ouça Patrícia Santos
O problema é quando o dinheiro do fundo passa a ser usado apenas para apagar incêndios. E, se a causa do endividamento não for enfrentada, novas contas podem surgir e comprometer novamente a renda, como explica a especialista:
Clique e ouça Patrícia Santos
Por isso, o FGTS pode sim ser um diferencial para aliviar uma dívida, mas não deve ser encarado como uma solução permanente. O mais importante é não transformar uma ajuda pontual em uma nova fonte de dívida.
Por Sarah Faria
Foto: Representação Ilustrativa
15/01/2025 - Fortes chuvas castigam Divinópolis e Maravilhas
15/01/2025 - Saúde mental deve estar nos planos da população avalia psicóloga
15/01/2025 - Drogaria Poupa Minas premia cliente com Scooter Elétrica em Pará de Minas
15/01/2025 - Sustentabilidade: Interesse em moda circular cresce entre consumidores
15/01/2025 - Primeiro LIRAa de Pará de Minas revela números preocupantes sobre focos de dengue
14/01/2025 - Uso de celulares em escolas públicas ou privadas é limitado pelo Governo Federal
14/01/2025 - Inauguração de mais uma estátua revela fé de pará-minenses a Padre Libério
14/01/2025 - Jornal da Cidade 2ª Edição é destaque na programação da Espacial
14/01/2025 - Apenas 12 estudantes tiram nota máxima na redação do Enem, sendo 2 de Minas
14/01/2025 - Volta às aulas; Busca por materiais escolares movimenta papelarias