19/02/2026 às 08:42h
O uso do dinheiro em espécie caiu consideravelmente entre os brasileiros em um período de cinco anos, dando espaço para que o Pix se estabelecesse como o meio de pagamento preferido no País no ano de 2025.
A pesquisa “Pagamentos em transformação: Do Dinheiro ao Código”, feita pelo Google, concluiu que o uso de cédulas ou moedas tem sido menos frequentes nas compras físicas realizadas pela população.
Pelas ruas de Pará de Minas, os moradores também comentaram a respeito das preferências de pagamentos. Para a Suelen Santos que trabalha no comércio da cidade, as formas de pagamento tem se alternado entre pix, cartão de crédito e às vezes dinheiro em espécie:
Clique e ouça Povo fala
A falta de circulação de moedas tem provocado ausência de troco em valores altos nos caixas do mercado local. No comércio, se tornou comum o ato de tentar trocar dinheiro em estabelecimentos vizinhos para viabilizar a devolução ao cliente quando não se tem o valor total no caixa. Essa situação fica ainda mais complicada quando se trata de moedas, já que muitas estão escassas no mercado:
Clique e ouça Povo fala
O Pix é utilizado por mais de 93% da população adulta no Brasil, sendo o meio de pagamento mais frequente entre todas as idades, classes sociais e regiões e representa parte significativa do volume de transações financeiras.
Já entre os pontos levantados na pesquisa que corroborou para a mudança nas escolhas de pagamentos, os mais citados foram segurança, facilidade de uso e a ausência de taxas.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
24/07/2025 - Cenas Curtas de Dança e Teatro vai valorizar setor artístico em Pará de Minas
24/07/2025 - Sicoob Ascicred promove mais uma campanha de crédito consignado
24/07/2025 - Corpo de Bombeiros alerta para o perigo de afogamentos durante o recesso escolar
23/07/2025 - Vídeo de criança jogando gato no chão viraliza e levanta discussões
23/07/2025 - Associação promove corrida e caminhada no próximo domingo no Parque do Bariri
23/07/2025 - Educadora defende que pais incentivem filhos em atividades que envolvam desenhos