21/07/2026 às 07:34h
As férias escolares costumam ser sinônimo de descanso, brincadeiras e mais tempo em família. Mas junto com a mudança na rotina também surge um alerta importante: o aumento dos acidentes dentro de casa.
Dados recentes do DataSUS mostram que, todos os anos, mais de 121 mil crianças e adolescentes são internados no Brasil por acidentes domésticos, o equivalente a cerca de 334 hospitalizações por dia. Durante o período de férias, as emergências pediátricas registram crescimento aproximado de 30% nesses atendimentos.
Em Minas Gerais, quedas, queimaduras e choques elétricos estão entre os acidentes mais registrados envolvendo crianças. O Corpo de Bombeiros Militar alerta, porém, que as ocorrências vão além dessas situações e exigem atenção constante, como explica o tenente César:
Clique e ouça Tenente César
O militar também reforçou que a prevenção não significa limitar a infância, mas criar espaços mais seguros para que as crianças possam aproveitar esse período com tranquilidade:
Clique e ouça Tenente César
A orientação para pais e responsáveis é aproveitar as férias, mas sem perder de vista que muitos acidentes acontecem justamente em situações rápidas e dentro de ambientes considerados familiares. E, em casos de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.
Por Sarah Faria
Foto: Espacial FM
05/06/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
05/06/2026 - Vistorias reforçam segurança no transporte por aplicativo em Pará de Minas
05/06/2026 - Benedito Valadares será fechada para instalação de decoração junina
05/06/2026 - Junho Vermelho reforça alerta sobre a importância da doação de sangue
03/06/2026 - Pilates ganha espaço no Brasil e atrai público de todas as idades
03/06/2026 - Semana Empresarial vai discutir vendas, inovação e oportunidades em Pará de Minas