21/07/2026 às 07:34h
As férias escolares costumam ser sinônimo de descanso, brincadeiras e mais tempo em família. Mas junto com a mudança na rotina também surge um alerta importante: o aumento dos acidentes dentro de casa.
Dados recentes do DataSUS mostram que, todos os anos, mais de 121 mil crianças e adolescentes são internados no Brasil por acidentes domésticos, o equivalente a cerca de 334 hospitalizações por dia. Durante o período de férias, as emergências pediátricas registram crescimento aproximado de 30% nesses atendimentos.
Em Minas Gerais, quedas, queimaduras e choques elétricos estão entre os acidentes mais registrados envolvendo crianças. O Corpo de Bombeiros Militar alerta, porém, que as ocorrências vão além dessas situações e exigem atenção constante, como explica o tenente César:
Clique e ouça Tenente César
O militar também reforçou que a prevenção não significa limitar a infância, mas criar espaços mais seguros para que as crianças possam aproveitar esse período com tranquilidade:
Clique e ouça Tenente César
A orientação para pais e responsáveis é aproveitar as férias, mas sem perder de vista que muitos acidentes acontecem justamente em situações rápidas e dentro de ambientes considerados familiares. E, em casos de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.
Por Sarah Faria
Foto: Espacial FM
10/12/2025 - Presépio Belém Monumental pode ser visitado na Estação Cultural até dia 6 de janeiro
10/12/2025 - Cesec está com matrículas abertas para interessados em concluir trajetória escolar
09/12/2025 - Integração do transporte aos sábados o dia todo é adiado para 2026
09/12/2025 - PM realiza formaturas do PROERD neste segundo semestre
05/12/2025 - O Governo de Minas inaugurou mais uma sala multissensorial na APAE Pará de Minas