Capa da Página Flexibilização da reabertura de restaurantes, lanchonetes, igrejas e creches é autorizada por Comitê Gestor em Pará de Minas - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 11º MIN 27º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

29/05/2020 às 09:00h

Flexibilização da reabertura de restaurantes, lanchonetes, igrejas e creches é autorizada por Comitê Gestor em Pará de Minas

Facebook

O Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus, em Pará de Minas, composto por membros da Prefeitura, Câmara Municipal, Ministério Público, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, OAB, CDL e Ascipam aprovou na tarde de ontem (28), durante reunião na sede do poder executivo, novas deliberações referentes a flexibilização da abertura de templos religiosos, restaurantes, lanchonetes, creches e instituições profissionalizantes do município.

Para funcionarem, todos esses estabelecimentos e as igrejas deverão seguir normas de restrição e protocolos de segurança, como uso de máscaras, limite de quantidade de presentes de 40% da capacidade máxima de ocupação do local, distanciamento de 2 metros entre as pessoas, entre outras medidas. O decreto sobre a liberação será publicado ainda hoje (29), após assinatura do prefeito.

Em entrevista ao Jornal da Cidade, o prefeito Elias Diniz (PSD) explica que o comitê fez algumas análises dos números e da situação do coronavírus em Pará de Minas e decidiu pela flexibilização da abertura de templos religiosos, restaurantes, lanchonetes, creches e instituições profissionalizantes do município. Segundo ele, caso a doença saia fora do controle, as decisões tomadas ontem (28), serão revogadas:

Clique e ouça Elias Diniz

O prefeito explicou os motivos dos bares não terem sido liberados ainda:

Clique e ouça Elias Diniz

No caso das creches, seja municipal ou particular, Elias explica que todos os educadores deverão adotar as medidas de prevenção. Segundo ele, a flexibilização foi necessária, tendo em vista que algumas famílias dependem dessas instituições de ensino. A data da volta das CMEIS ainda não foi informada:

Clique e ouça Elias Diniz

O secretário municipal de Saúde Wagner Magesty não concordou com a flexibilização imediata da abertura de templos religiosos, restaurantes, lanchonetes, creches e instituições profissionalizantes do município. Mesmo com um parecer não favorável e uma solicitação para postergar a liberação entregue durante a reunião, os membros do Comitê decidiram pela volta desses estabelecimentos:

Clique e ouça Wagner Magesty

Também durante a reunião, o Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus, em Pará de Minas aprovou a obrigatoriedade do uso de máscaras dentro dos ônibus coletivos urbanos de Pará de Minas.

A flexibilização começa a valer após a publicação do decreto que deve ser assinado ainda hoje (29), pelo prefeito Elias Diniz.

Por Sérgio Viana

Fotos Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: