31/03/2025 às 07:41h
Profissões ligadas à tecnologia estarão em alta nos próximos cinco anos. Foi o que apontou a quinta edição do relatório “Futuro do Trabalho”, realizado pelo Fórum Econômico Mundial e a Fundação Dom Cabral (FDC).
Das 15 profissões listadas no ranking, 11 estão diretamente associadas à tecnologia. As outras são dos setores de agricultura e energia. O estudo foi realizado em 55 países e contou com a participação de mais de mil empregadores.
Segundo o relatório, as profissões em alta serão impulsionadas pela digitalização e pela transição para uma economia mais verde, com destaque para áreas como Big Data, cibersegurança, Inteligência Artificial e machine learning.
Estima-se que serão gerados 170 milhões de novos empregos até 2030. Para Reinaldo Galvão, coordenador da Escola de Tecnologia da Fapam, esse cenário já era aguardado:
Clique e ouça Reinaldo Galvão
Entre as profissões com potencial de crescimento estão: especialistas em Big Data, especialistas em Inteligência Artificial, desenvolvedores de software e aplicativos, especialistas em armazenamento de dados, analista e cientistas de dados, engenheiros ambientais e engenheiros de energia renovável.
Para o mercado regional, Reinaldo Galvão pontuou algumas áreas que já apresentam grande demanda, tornando-se boas oportunidades para o crescimento profissional dos pará-minenses:
Clique e ouça Reinaldo Galvão
Com relação ao salário, o coordenador da Escola de Tecnologia da Fapam garantiu que a remuneração inicial dos profissionais da área é considerada de média para alta:
Clique e ouça Reinaldo Galvão
Além das áreas ligadas à tecnologia, o estudo também apontou uma projeção de aumentos significativos nos empregos no setor de cuidados, como profissionais de enfermagem, e nas funções de educação, como professores de escolas de segundo grau, com tendências demográficas impulsionando crescimento de demanda entre os setores essenciais.
Por JC Notícias
Fotos: Espacial FM
02/03/2026 - Cartório de Pará de Minas orienta população para quitação de débitos eleitorais
02/03/2026 - Secretaria de Educação anuncia ampliação de mais uma creche e espera abrir 50 vagas
02/03/2026 - Urgente: Secretário de Saúde de Pará de Minas, Gilberto Denoziro, pede exoneração
27/02/2026 - IRPF 2026: empregador deve entregar informe de rendimento até esta sexta
27/02/2026 - Campanha de multivacinação nas escolas de Pará de Minas começa na próxima terça
27/02/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda
25/02/2026 - Comércio antecipa Páscoa e ovos de chocolate já dominam corredores e gôndolas