Um tipo de golpe tem chamado a atenção e gerado preocupação cada vez mais nos brasileiros: o chamado “falso advogado”. A fraude, que vem crescendo em todo o país, utiliza informações reais para enganar vítimas e extorquir dinheiro, muitas vezes de forma bastante convincente.
De acordo com a OAB de Minas Gerais, somente em 2025 foram registradas mais de 1,5 mil denúncias relacionadas a esse tipo de crime. Os alvos, na maioria das vezes, são pessoas que possuem processos na Justiça ou já tiveram algum tipo de ação judicial, como explica o advogado Anderson Rodrigues:
Clique e ouça Anderson Rodrigues
A abordagem, que geralmente ocorre por WhatsApp ou ligação, costuma seguir um roteiro: a vítima é informada de que tem um valor a receber, seja de uma indenização, revisão ou decisão judicial. Para dar mais credibilidade, os golpistas enviam documentos falsos, com aparência oficial, incluindo timbres, assinaturas e até decisões forjadas. O golpe se concretiza quando surge o momento da cobrança.
Para evitar cair nesse tipo de situação, a orientação é desconfiar de cobranças inesperadas e confirmar a veracidade do contato, como explica o especialista:
Clique e ouça Anderson Rodrigues
A própria OAB reforça que os advogados não solicitam valores dessa forma, sem explicações formais e seguras. Em caso de suspeita, a recomendação é não realizar transferências e procurar as autoridades.
Ficar atento e buscar informação ainda é a melhor forma de não cair em golpes que se tornam cada vez mais sofisticados.
Por Sarah Faria
Foto: ESPACIAL FM
02/12/2025 - Luiz Lima esteve hoje ao vivo no Jornal da Cidade
02/12/2025 - PM reativa programa “Rede de Vizinhos Protegidos” no bairro São José
02/12/2025 - Turistas devem ficar em alerta aos passeios em cachoeiras e lagos
02/12/2025 - Chegada do Papai Noel abre programação Natalina 2025 em Pará de Minas
01/12/2025 - Dicas com Rodrigo Varela para saber usar bem o dinheiro no final do ano
01/12/2025 - Aumento na incidência de escorpiões preocupa moradores de Pará de Minas