Criminosos têm aplicado um novo tipo de golpe: fingem ser gerentes ou funcionários de banco para enganar clientes e desviar dinheiro de contas. Várias vítimas relatam prejuízos pelo país.
Nos casos, o contato começa por WhatsApp ou telefone, com linguagem profissional e uso de informações sigilosas que aumentam a credibilidade, como o saldo bancário. Em seguida, os golpistas orientam as vítimas a acessar links específicos, escanear QR Codes ou inserir códigos dentro do aplicativo do banco — o que permite a realização de transferências e a contratação de crédito.
O Jornal da Cidade teve acesso ao relato de um cliente de uma agência bancária, o qual não quis se identificar, que desconfiou e quase foi vítima desses criminosos, que clonaram o telefone do gerente e ainda usaram a Inteligência Artificial para imitar a voz do funcionário do banco:
Clique e ouça Cliente Banco
A vítima reafirma o alerta quanto aos perigos de golpes, principalmente com o usando da inteligência artificial:
Clique e ouça Cliente Banco
De acordo com a Polícia, em casos como este, as vítimas precisam fazer uma representação após abrirem o B.O. para dar continuidade às investigações.
Para se proteger, a principal medida de prevenção é desconfiar de contatos recebidos por telefone ou aplicativos de mensagens.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
17/04/2026 - Vila Junina une tradição e clima de Copa em nova edição em Pará de Minas
17/04/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
17/04/2026 - Prefeitura inicia construção de fonte luminosa no Parque do Bariri
16/04/2026 - Projeto “Vivendo a Maturidade” retoma atividades com foco no bem-estar de mulheres 60+
16/04/2026 - Programa oferece trabalho e qualificação para jovens da rede pública em Minas Gerais
15/04/2026 - Exercício Simulado de Foco de Gripe Aviária em Pará de Minas