27/08/2026 às 07:43h
Cantos, tambores, cores e muita história vão ocupar o Museu Histórico de Pará de Minas nesta quinta-feira (27). A partir das 20h, o espaço recebe a 19ª edição do projeto Guardas no Museu, reunindo cinco grupos tradicionais de Congado da cidade.
Mais do que uma apresentação, o encontro é uma manifestação da cultura afro-brasileira que une fé, música e ancestralidade. O presidente da Guarda de Congo e Moçambique Rosário de Santa Maria, Rafael Ribeiro, explica o significado dessa tradição e a importância de mantê-la viva:
Cliique e ouça Rafael Ribeiro
Em Pará de Minas, as Guardas são reconhecidas como patrimônio cultural imaterial do município, e é justamente essa memória que o projeto busca aproximar da população, como explica o diretor do Museu, Alaércio Delfino:
Clique e ouça Alaércio Delfino
Para a presidente da Guarda Mirim de Santa Efigênia e São Benedito, Marta Auxiliadora dos Santos, ocupar o Museu também representa uma oportunidade para todas as guardas de mostrar sua força, união e resistência:
Clique e ouça Marta Auxiliadora dos Santos,
Com entrada aberta ao público, o Guardas no Museu transforma o espaço em um ponto de encontro e convida toda comunidade a conhecer, valorizar e fazer parte dessa cultura que continua sendo passada de geração em geração.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
10/09/2026 - A Humanize Consultoria em Gestão de Pessoas está anunciando vagas de emprego
10/09/2026 - Limpeza de córregos, em Pará de Minas, reforça prevenção contra alagamentos
10/09/2026 - Vacinação antirrábica avança para a zona urbana de Pará de Minas
09/09/2026 - Fim da “taxa das blusinhas” muda compras internacionais e exige atenção do consumidor
09/09/2026 - Escola Pereira da Costa comemora resultado do Ideb 2025
09/09/2026 - Pará de Minas estuda instalação de 16 radares para reforçar segurança no trânsito