27/08/2026 às 07:43h
Cantos, tambores, cores e muita história vão ocupar o Museu Histórico de Pará de Minas nesta quinta-feira (27). A partir das 20h, o espaço recebe a 19ª edição do projeto Guardas no Museu, reunindo cinco grupos tradicionais de Congado da cidade.
Mais do que uma apresentação, o encontro é uma manifestação da cultura afro-brasileira que une fé, música e ancestralidade. O presidente da Guarda de Congo e Moçambique Rosário de Santa Maria, Rafael Ribeiro, explica o significado dessa tradição e a importância de mantê-la viva:
Cliique e ouça Rafael Ribeiro
Em Pará de Minas, as Guardas são reconhecidas como patrimônio cultural imaterial do município, e é justamente essa memória que o projeto busca aproximar da população, como explica o diretor do Museu, Alaércio Delfino:
Clique e ouça Alaércio Delfino
Para a presidente da Guarda Mirim de Santa Efigênia e São Benedito, Marta Auxiliadora dos Santos, ocupar o Museu também representa uma oportunidade para todas as guardas de mostrar sua força, união e resistência:
Clique e ouça Marta Auxiliadora dos Santos,
Com entrada aberta ao público, o Guardas no Museu transforma o espaço em um ponto de encontro e convida toda comunidade a conhecer, valorizar e fazer parte dessa cultura que continua sendo passada de geração em geração.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
31/03/2026 - Dom Geovane celebra missa na ala feminina do Presídio Pio Canedo em Pará de Minas
31/03/2026 - Simulação sobre gripe aviária mobiliza equipes em Pará de Minas e região
31/03/2026 - Taxa de Licenciamento de Veículos vence nesta terça-feira em Minas
31/03/2026 - Começa nesta terça-feira a campanha de vacinação contra a gripe em Pará de Minas
30/03/2026 - Declaração do Imposto de Renda já começou e exige atenção às mudanças
30/03/2026 - MGS abre processo seletivo com diversas vagas para região e salários de até R$ 3,7 mil
30/03/2026 - Procon intensifica fiscalização em postos de combustíveis de Pará de Minas