Capa da Página Imunização contra a Covid-19 destaca novamente a importância de guardar o Cartão de Vacinas - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 3º MIN 23º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

06/05/2021 às 08:30h

Imunização contra a Covid-19 destaca novamente a importância de guardar o Cartão de Vacinas

Facebook

A possibilidade de uma futura obrigatoriedade de comprovação de imunização contra a Covid-19 para pessoas frequentarem escolas, trabalho, utilizarem meios de transporte ou viajarem dentro e fora do Brasil foi levantada recentemente nas redes sociais, deixando parte da população preocupada.

Nossa reportagem buscou informações a respeito dessa possível situação, porém ainda não existem projetos relacionados a uma futura cobrança. Atualmente, as pessoas já vacinadas recebem o comprovante no Cartão de Vacinação.

O Ministério da Saúde orienta novamente que é importante guardar o Cartão de Vacinação, pois somente dessa forma será possível acompanhar o histórico de imunização, inclusive, caso seja cobrado no futuro para deslocamento do titular para outras localidades.

Em entrevista ao JC Notícias, o secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty confirma a importância da população ter o cuidado com o Cartão de Vacinação, inclusive para a evitar receber doses trocadas, como ocorreu recentemente em algumas cidades de Minas Gerais:

Clique e ouça Wagner Magesty

O Ministério da Saúde também anunciou recentemente o lançamento da Carteira Nacional Digital de Vacinação. Uma ferramenta para monitorar todas as imunizações em território nacional, inclusive da Covid-19. Para acesso, é preciso baixar o Conecte SUS, aplicativo que registra a trajetória de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Assim que receber a vacina, quem for cadastrado no sistema vai ter a dose registrada no Conecte SUS. Em tempo real, o usuário poderá consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada.
O cadastro que ainda não é obrigatório no Conecte SUS é feito em poucos minutos com número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde. Basta entrar na loja de aplicativos do celular ou tablet e fazer o download de forma gratuita.

Por Sérgio Viana

Fotos: Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: