30/05/2025 às 07:30h
Um incêndio em vegetação de um lote da Prefeitura em Pará de Minas, na última terça-feira (27/5), causou transtornos para moradores de casas da Rua Bartolomeu Campos de Queiroz, no bairro Cores de Minas. O fogo, provocado por desconhecidos, espalhou cinzas, fuligens e fumaça pela vizinhança, que acionou o Jornalismo da Rádio Espacial FM para reclamar da situação.Alguns, tiveram que sair de suas residências com crianças devido a grande quantidade de fumaça. No dia seguinte, nossa reportagem foi até o local, encontrando muita sujeira na via, nas calçadas e nas casas. De fora pode ser percebido que os moradores limpavam seus quintais, serviço que se estendeu por horas.
Segundo os moradores, não é a primeira vez que acontece essa situação, que poderia ter sido evitada se a prefeitura, dona do lote, atendesse as várias solicitações deles para manter o lote limpo, assim como o Município cobra de proprietários de lotes particulares em fiscalizações. Para eles, para cobrar e fiscalizar, o poder executivo teria que dar exemplo:
Clique e ouça Júlio
A sujeira provocada pelas fuligens e cinzas atrapalhou até uma equipe de pintores que estava em uma casa na Rua Bartolomeu Campos de Queiroz, como lamenta o pintor Geraldo Neto:
Clique e ouça Geraldo Neto
Através de nota, a Prefeitura informou que o setor de fiscalização orienta os moradores a fazer a solicitação de limpeza do lote pertencente ao Município, pelo aplicativo G2, para que uma equipe da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura providencie a capina e a remoção do material. Em caso de autuação em flagrante dos responsáveis, é preciso acionar a Polícia Militar no número 190, porque a queimada em lotes é considerada um crime ambiental. E para conter as chamas, a solicitação deve ser encaminhada ao Corpo de Bombeiros no número 193.
E a boa notícia que não consta na nota é que, após a ida da nossa reportagem ao local, no dia seguinte, a prefeitura enviou servidores e máquinas ao lote, onde foi feita a limpeza.
Por Sérgio Viana
Fotos: Espacial FM
24/10/2025 - Empresários do Ano: Noite de emoção e reconhecimento ao empresariado pará-minense
24/10/2025 - Vereador se posiciona sobre confusão ocorrida na Câmara de Pará de Minas
23/10/2025 - Fim das Autoescolas para tirar CNH. Qual sua opinião?
23/10/2025 - Nutricionista orienta sobre prevenção a diabetes, hipertensão e obesidade
23/10/2025 - Obras de revitalização do trecho urbano da BR- 352 são iniciados em Pará de Minas
23/10/2025 - Educação Inclusiva: especialista aborda iniciativas para melhorar o ensino
22/10/2025 - Tabagismo e uso de vapes ampliam diagnósticos de câncer de pulmão