Capa da Página Infestação de besouro que causa queimaduras na pele tem provocado incômodo em Pará de Minas - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

20/11/2020 às 08:18h

Infestação de besouro que causa queimaduras na pele tem provocado incômodo em Pará de Minas

Facebook

Uma infestação de besouros conhecidos como potós tem incomodado moradores de Pará de Minas e região. O inseto pode provocar queimaduras caso libere líquidos na pele humana.

O besouro tem hábitos noturnos e gosta de regiões quentes e úmidas. Com o período chuvoso, cresce o número de acidentes com esse inseto e os cuidados devem ser redobrados.

O pedagogo Romário Ciqueira, morador do bairro Cores de Minas, foi uma vítima. Em entrevista ao Jornal da Cidade, o educador conta que estava cochilando no sofá da sala e acordou com uma dor forte, como se estivesse sido cortado. Ao verificar a situação, percebeu que seus joelhos estavam marcados e constatou que o besouro estava na cortina. Ele teve que procurar uma unidade de saúde devido as dores:

Clique e ouça Romário Ciqueira

Outros pará-minenses também relataram ao nosso setor de Jornalismo que foram vítimas do besouro verde e que os insetos têm aparecido com frequência nos últimos dias. Diante da situação, procuramos o biólogo Adelmo Lemos, o qual explicou sobre o aparecimento dos bichinhos:

Clique e ouça Adelmo Lemos

De acordo com o biólogo, as pessoas podem evitar o aparecimento dos besouros nas casas, não deixando entulhos e objetos nos quintais, já que esses insetos gostam de se proteger em locais quentes e úmidos:

Clique e ouça Adelmo Lemos

Adelmo Lemos explica que o besouro elimina uma substância para defesa que pode causar queimaduras na pele humana. O biólogo dá dicas sobre como evitar acidentes com esses insetos:

Sérgio Viana Adelmo Lemos

Ao notar que teve contato com o besouro, é preciso, imediatamente, lavar o ferimento com água e sabão, para diluir a toxina e causar uma menor agressão à pele. Posteriormente, deve-se fazer o uso de uma compressa com água fria no local. Caso não seja tratada corretamente, a queimadura de potó poderá causar uma infecção secundária e até cicatrizes. Nesse caso, é necessário procurar de forma urgente um médico.

Por Sérgio Viana

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: