07/10/2026 às 08:50h
A rede municipal de saúde de Pará de Minas começou, na última quinta-feira (1º), a disponibilizar a insulina glargina nas farmácias municipais. O medicamento, portanto, passa a integrar o tratamento oferecido pelo SUS para pacientes que atendem aos critérios definidos pelo Ministério da Saúde, sendo nesta primeira etapa, destinado às crianças e adolescentes de 2 a 17 anos com diabetes tipo 1 e pessoas com mais de 70 anos com diabetes tipo 1 ou tipo 2.A mudança faz parte de uma substituição gradual, que vem acontecendo desde junho deste ano. Entre os motivos estão a dificuldade de abastecimento da NPH, insulina distribuída há mais de 20 anos pelo SUS, no mercado internacional e a necessidade de garantir a continuidade do tratamento. Além disso, a glargina também possui ação mais prolongada, mantendo o controle da glicose por mais tempo e reduzindo a ocorrência de variações acentuadas da glicemia.
O farmacêutico da Farmácia Central, Guilherme Ferreira Menezes, explica as principais características da nova insulina e como deve ocorrer a transição para os pacientes:
Clique e ouça Guilherme Ferreira Menezes
A troca, no entanto, não deve ser feita por conta própria. A nova dose precisa ser definida pelo profissional que acompanha o paciente. E, por isso, durante todo o mês de setembro, médicos, enfermeiros e farmacêuticos da rede municipal passaram por diversas capacitações.
A profissional da Farmácia do AME, Luana Faria Cruz, por exemplo, participou do treinamento e destacou a importância da preparação das equipes para orientar os pacientes durante essa adaptação:
Clique e ouça Luana Faria Cruz
Com a prescrição atualizada, o paciente ou responsável deve procurar uma das unidades de dispensação levando os documentos pessoais e o relatório médico. A retirada é gratuita e pode ser feita nas farmácias polo, UBSs, Farmácia Central e Farmácia do AME. No entanto, até o momento, a Farmácia da UPA não está realizando a dispensação da insulina glargina.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
04/04/2025 - Começa na próxima segunda-feira a campanha de vacinação contra a gripe em Pará de Minas
03/04/2025 - Posto Médico Legal já conta com profissionais para atuar no serviço em Pará de Minas
03/04/2025 - Justiça suspende autorização para farmacêuticos prescreverem remédios
02/04/2025 - Terapeuta destaca técnicas que auxiliam o ser humano em diferentes ambientes
02/04/2025 - Declarantes podem ajudar instituições beneficentes com Imposto de Renda
02/04/2025 - MEC divulga lista de espera do Prouni 2025 do primeiro semestre
02/04/2025 - Inclusão social nos espaços de saber é comentada por profissional da educação