05/06/2026 às 07:31h
Com a chegada de junho e das temperaturas mais baixas, um desafio se repete nos hemocentros de todo o país: a queda no número de doações de sangue. O chamado “Junho Vermelho” foi criado justamente para chamar a atenção para essa realidade e incentivar a população a manter os estoques abastecidos em um período em que as doações costumam diminuir, enquanto a demanda continua alta.Segundo Fabíola Nogueira, responsável pelo setor de doação e captação de doadores do Hospital Nossa Senhora da Conceição, o momento exige um reforço no número de voluntários:
Clique e ouça Fabíola Nogueira
A importância da doação vai muito além de uma única pessoa. Cada bolsa coletada pode ser fracionada em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas e plasma, permitindo atender até quatro pacientes com necessidades distintas e a criação de medicamentos. Além disso, alguns desses componentes possuem prazo de validade bastante curto, o que torna a reposição constante indispensável.
Apesar da relevância, em Pará de Minas, existem cerca de 6 mil doadores cadastrados, mas nem todos realizam doações de forma regular. E foi pensando nisso, que os pontos de coleta do município realizarão diversas ações em parceria com empresas privadas e com o motoclube Machados no Asfalto para ampliar a conscientização sobre o tema durante este mês.
Fabíola destaca ainda que, além de doar, é importante que as pessoas respeitem os agendamentos realizados, evitando faltas ou cancelamentos de última hora, já que as coletas são poucas e as vagas limitadas, o que acaba prejudicando todo o planejamento:
Clique e ouça Fabíola Nogueira
Uma atitude simples, que leva poucos minutos, mas que pode fazer toda a diferença na vida de muitas pessoas. Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, pesar pelo menos 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, estar alimentado, ter dormido ao menos seis horas na noite anterior e apresentar documento oficial com foto. Algumas medicações e condições específicas podem impedir temporariamente a doação, por isso todos os voluntários passam por uma triagem antes da coleta.
E, os agendamentos podem ser feitos por mensagem de texto pelo WhatsApp do Hospital Nossa Senhora da Conceição, no número (37) 3233-5461, ou pelo AME, no (37) 99963-8505.
Por Sarah Faria
Foto: Espacial FM
10/03/2026 - Cultura e protagonismo feminino marcam programação especial do mês das mulheres
10/03/2026 - Licença-paternidade deve ser ampliada para 20 dias no Brasil
09/03/2026 - Ações voltadas para o Dia das Mulheres em Pará de Minas
09/03/2026 - Minas inicia nova estratégia contra a dengue com uso de mosquitos “turbinados”
09/03/2026 - Novo benefício garante apoio na compra do botijão de gás para famílias de baixa renda
09/03/2026 - Pesca é liberada: Polícia de Meio Ambiente realiza balanço do período da Piracema
09/03/2026 - IPTU 2026 começa a ser distribuído em Pará de Minas com desconto para pagamento à vista
06/03/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!