O Senado aprovou o projeto que amplia a licença-paternidade no Brasil. A proposta aumenta gradualmente o período de afastamento do trabalho para que os pais possam acompanhar os primeiros dias de vida dos filhos.
Na última quarta-feira (04/03), o senado aprovou o projeto que amplia gradualmente a licença-paternidade, passando de 5 para 20 dias a partir de 2029. Agora, para a norma virar lei é necessário a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O benefício será garantido em casos de nascimento, adoção ou obtenção da guarda da criança. Visando ampliar o tempo de convivência entre pais e filhos, além de fortalecer a rede de apoio dentro das famílias, algo que muitas vezes não acontece, como no caso de Brenda Fernades, mamãe do Thomás de 2 aninhos, que teve queimaduras e queloides durante o puerpério e o marido teve que pedir férias adiantadas para conseguir ajudá-la.
Clique e ouça Brenda Fernandes
Diante de realidades como a da Brenda, a ampliação da licença-paternidade surge como um passo importante para que esse momento único de adaptação, cuidado e construção dos primeiros laços seja vivido e aproveitado bem de perto.
Por Sarah Faria
Imagem: Banco de Imagem Freepik
10/09/2026 - A Humanize Consultoria em Gestão de Pessoas está anunciando vagas de emprego
10/09/2026 - Limpeza de córregos, em Pará de Minas, reforça prevenção contra alagamentos
10/09/2026 - Vacinação antirrábica avança para a zona urbana de Pará de Minas
09/09/2026 - Fim da “taxa das blusinhas” muda compras internacionais e exige atenção do consumidor
09/09/2026 - Escola Pereira da Costa comemora resultado do Ideb 2025
09/09/2026 - Pará de Minas estuda instalação de 16 radares para reforçar segurança no trânsito