18/08/2026 às 07:19h
Mais do que salas de aula e corredores, uma escola também guarda muitas histórias e em Pará de Minas, parte desse patrimônio será registrado em livro. Na próxima quinta-feira (20), às 19h30, o Museu Histórico recebe o lançamento “Da Lousa ao Digital”, obra do autor Júlio h- Saldanha, criada em homenagem aos 60 anos da Escola Estadual Fernando Otávio.
Aos poucos, a trajetória da instituição se mistura à própria história da cidade. E quem acompanhou boa parte desse caminho de perto foi Júlio, que trabalha na escola há mais de 30 anos e acabou transformando essa convivência em pesquisa e memória:
Clique e ouça Júlio Saldanha
Com uma das maiores estruturas de Minas Gerais, o Fernando Otávio não chama atenção apenas pelo tamanho. Ao longo de seis décadas, o espaço foi cenário da formação de milhares de estudantes e também se tornou parte da trajetória de pessoas que ganharam destaque dentro e fora do município.
E para quem fez ou ainda faz parte dessa história, o lançamento será uma oportunidade de reencontrar memórias, conhecer o resultado da pesquisa e celebrar a instituição, como explica Júlio:
Clique e ouça Júlio Saldanha
O evento é gratuito, aberto ao público e pensado para ser apenas o começo de novas histórias sendo descobertas e contadas.
Por Sarah Faria
Foto: Espacial FM
05/11/2025 - Governo de Minas anuncia doação do Hospital Regional de Divinópolis à União!
04/11/2025 - Show de Prêmios da Apae vai movimentar o Patafufo no dia 8 de novembro
04/11/2025 - Candidato a Presidência da Câmara está otimista com possibilidades de ser eleito
03/11/2025 - População deve manter cuidados contra a dengue durante período de chuvas e sol
03/11/2025 - Rádio Espacial FM presenteia ouvinte com promoção do mês das Crianças