Nos últimos tempos, as reclamações sobre mato alto têm aumentado em diferentes pontos de Pará de Minas. A situação tem gerado preocupação entre moradores, já que, apesar de muitos cuidarem de seus próprios terrenos, ainda há lotes vagos e áreas públicas sem manutenção.
O problema vai além da estética: pode trazer riscos à saúde, com a proliferação de doenças como as arboviroses, além de aumentar o perigo de incêndios no período de seca e até comprometer a segurança. A realidade é vivida de perto pelo morador da Rua Diamantina, no bairro Nossa Senhora de Fátima, Plínio Braga:
Clique e ouça Plínio Braga
Em contrapartida, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Lara Amaral, explicou que o aumento dessas ocorrências está diretamente ligado ao período chuvoso, que favorece o crescimento acelerado da vegetação e dificulta o trabalho das equipes responsáveis pela manutenção:
Clique e ouça André Lara Amaral
Além disso, a prefeitura informou, por meio de nota, que uma nova força-tarefa de capina e roçada já está em andamento. Segundo o comunicado, as equipes têm aproveitado os períodos de estiagem para intensificar os trabalhos em vias e parques, buscando conter o avanço do mato e melhorar as condições dos espaços públicos.
A população também pode contribuir nesse processo. É possível solicitar ações de limpeza para o bairro ou denunciar terrenos com mato alto para que os proprietários sejam notificados e, se necessário, multados. O contato pode ser feito pela Ouvidoria Geral, pelo telefone (37) 3233-5600, ou presencialmente na própria Prefeitura na Praça Afonso Pena, número 30, no Centro de Pará de Minas.
Por Sarah Faria
Foto: Plínio Braga/Divulgação
05/09/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
05/09/2025 - Missa Jubilar da Forania de Nossa Senhora da Piedade será realizada neste sábado
04/09/2025 - Morador de Pará de Minas cria jogo de tabuleiro
04/09/2025 - Planos de saúde passam a cobrir implante contraceptivo
04/09/2025 - Psicólogos destacam os cuidados com a saúde no ambiente de trabalho
04/09/2025 - Mutirão de Limpeza será realizado na Vila Maria
04/09/2025 - “Posto de Saúde Veterinário” poderá ser inaugurado no fim de 2025
03/09/2025 - O papel da população para evitar deixar o lixo espalhado pela cidade