09/06/2026 às 08:51h
Encontrar profissionais qualificados têm sido um desafio cada vez maior para empresas de diferentes setores. Um levantamento publicado recentemente pela Revista GV aponta que 67% das empresas brasileiras relatam dificuldades para contratar trabalhadores preparados para as vagas disponíveis, enquanto 45% mantêm postos de trabalho abertos por falta de candidatos aptos.
Diante desse cenário, a busca por capacitação e pelo aprendizado de um segundo idioma ganha cada vez mais importância. Pensando nisso, o Ministério da Educação lançou neste mês a plataforma “MEC Idiomas”, que oferece gratuitamente cursos de inglês e espanhol para estudantes e interessados em aprimorar suas habilidades linguísticas.
O conteúdo é dividido em seis níveis de aprendizagem e reúne mais de 800 aulas, abordando leitura, escrita, compreensão auditiva e conversação. Além disso, os participantes têm acesso a recursos como testes de proficiência, trilhas personalizadas de aprendizagem, avaliações ao final dos módulos, ferramentas de prática oral e até um assistente de inteligência artificial para auxiliar nos estudos e na conversação.
A procura pela ferramenta já chama atenção, tendo registrado mais de 200 mil usuários cadastrados em poucos dias. E, o acesso é simples e intuitivo, podendo ser feito tanto pela internet quanto por dispositivos móveis, permitindo que o aprendizado aconteça de forma mais flexível e acessível.
Por Sarah Faria
Foto: Interface do MEC Idiomas
31/03/2026 - Dom Geovane celebra missa na ala feminina do Presídio Pio Canedo em Pará de Minas
31/03/2026 - Simulação sobre gripe aviária mobiliza equipes em Pará de Minas e região
31/03/2026 - Taxa de Licenciamento de Veículos vence nesta terça-feira em Minas
31/03/2026 - Começa nesta terça-feira a campanha de vacinação contra a gripe em Pará de Minas
30/03/2026 - Declaração do Imposto de Renda já começou e exige atenção às mudanças
30/03/2026 - MGS abre processo seletivo com diversas vagas para região e salários de até R$ 3,7 mil
30/03/2026 - Procon intensifica fiscalização em postos de combustíveis de Pará de Minas