09/06/2026 às 08:51h
Encontrar profissionais qualificados têm sido um desafio cada vez maior para empresas de diferentes setores. Um levantamento publicado recentemente pela Revista GV aponta que 67% das empresas brasileiras relatam dificuldades para contratar trabalhadores preparados para as vagas disponíveis, enquanto 45% mantêm postos de trabalho abertos por falta de candidatos aptos.
Diante desse cenário, a busca por capacitação e pelo aprendizado de um segundo idioma ganha cada vez mais importância. Pensando nisso, o Ministério da Educação lançou neste mês a plataforma “MEC Idiomas”, que oferece gratuitamente cursos de inglês e espanhol para estudantes e interessados em aprimorar suas habilidades linguísticas.
O conteúdo é dividido em seis níveis de aprendizagem e reúne mais de 800 aulas, abordando leitura, escrita, compreensão auditiva e conversação. Além disso, os participantes têm acesso a recursos como testes de proficiência, trilhas personalizadas de aprendizagem, avaliações ao final dos módulos, ferramentas de prática oral e até um assistente de inteligência artificial para auxiliar nos estudos e na conversação.
A procura pela ferramenta já chama atenção, tendo registrado mais de 200 mil usuários cadastrados em poucos dias. E, o acesso é simples e intuitivo, podendo ser feito tanto pela internet quanto por dispositivos móveis, permitindo que o aprendizado aconteça de forma mais flexível e acessível.
Por Sarah Faria
Foto: Interface do MEC Idiomas
29/12/2025 - Fazendinha de recuperação pede ajuda da população para manutenção dos trabalhos
29/12/2025 - Dermatologista orienta a população sobre cuidados essenciais para a proteção da pele
29/12/2025 - Especialistas alertam que crianças não podem ser “produto” das redes sociais
26/12/2025 - Como se "recuperar" dos exageros na alimentação durante o Natal
26/12/2025 - Ouvinte do bairro Dom Bosco fatura promoção 14º Salário Espacial FM
26/12/2025 - Procon orienta consumidores sobre troca de presentes de Natal
24/12/2025 - Seis pessoas ficam feridas após batida frontal entre carro e caminhonete na BR-262