08/08/2025 às 08:35h
As hepatites virais são inflamações no fígado, causadas por diferentes vírus, sendo os tipos A, B, C, D (Delta). De acordo com o Painel de Vigilância em Saúde, Pará de Minas notificou 17 casos e confirmou 8 casos de algum tipo de hepatite viral.
Para a médica especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Cássia Mendes, os casos da doença enfatizam a importância de procurar um atendimento quanto apresentar alguns dos sinais:
Clique e ouça Cássia Mendes
Segundo Cássia Mendes, cada um tem sua forma de transmissão e gravidade. As Hepatites B e C são consideradas as mais comuns e perigosas, podendo se tornar crônicas e evoluir para quadros mais agravados de saúde:
Clique e ouça Cássia Mendes
Segundo a médica, o grande desafio é que na maioria das vezes a hepatite não apresenta sintomas e o ideal é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para realizar o teste.
As vacinas são essenciais para prevenir as Hepatites A e B, e elas estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Já a Hepatite C, tem tratamento com alto índice de cura também oferecida pelo serviço público.
Por Sérgio Pêgo/Com informações da USP
Fotos: Reprodução da Internet
30/04/2025 - Solução para o transporte público; será que estamos próximos disso?
30/04/2025 - Tradicional Festa de Santa Cruz em Bom Jesus do Oeste começa nesta quinta
30/04/2025 - Saiba o que abre e fecha no feriado do Dia do Trabalhador
30/04/2025 - Prazo vence e Pará de Minas perde mais de R$ 2 milhões para construir a UBS São Pedro
29/04/2025 - Mudanças no clima devem alterar rotina das pessoas
29/04/2025 - Dança é vista como agente de transformação social por praticantes