02/07/2025 às 08:35h
Mais do que saciar a fome, a alimentação tem papel essencial na construção da saúde das crianças — especialmente quando o assunto é o fortalecimento da imunidade.
Oferecer uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode ser um verdadeiro “remédio natural” para ajudar o organismo infantil a se proteger contra vírus, bactérias e outras doenças.
Segundo a pediatra Marina Gontijo, que atende no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Pará de Minas, vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes presentes em alimentos como frutas, legumes, verduras, grãos integrais e proteínas magras são fundamentais para manter o bom funcionamento do sistema imunológico.
Como exemplo, ela citou alimentos ricos em vitamina C (como laranja, acerola e morango), vitamina A (presente em cenoura, abóbora e ovo) e zinco (encontrado em carnes, feijão e castanhas) que ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo:
Clique e Ouça Marina Gontijo
Outro aliado importante é o mel, que pode ser oferecido com moderação a partir de 1 ano de idade. Rico em compostos antioxidantes e antimicrobianos, ele pode auxiliar no alívio de sintomas de gripes e resfriados, além de estimular a imunidade:
Clique e Ouça Marina Gontijo
Apesar dos benefícios, a especialista alerta para cuidados importantes: o mel não deve ser oferecido a bebês com menos de 1 ano de idade, devido ao risco de botulismo — uma infecção rara, porém grave, causada por uma bactéria presente em alguns alimentos naturais.
Para crianças acima dessa faixa etária, o consumo deve ser moderado e sempre com acompanhamento pediátrico. A pediatra também destaca a importância da prática de atividades físicas, como fator chave para que o corpo da criança cresça forte e preparado para enfrentar os desafios do dia a dia.
Importante ressaltar que, em caso de dúvidas sobre quantidades e quais alimentos dar o seu filho, o pai ou mãe deve procurar um pediatra de referência.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
28/04/2026 - Cinebiografia de Michael Jackson bate recorde e inspira artista de Pará de Minas
28/04/2026 - Banda de Pitangui se prepara para disputar Campeonato Mundial no México, em junho
28/04/2026 - Paciente reclama de demora de 9 meses por consulta em Pará de Minas
28/04/2026 - Educação volta atenção para valorização dos profissionais em Pará de Minas
27/04/2026 - Cavalgada de Pará de Minas já tem data definida
27/04/2026 - Vacinação nas escolas mobiliza o país e segue cronograma próprio em Pará de Minas
24/04/2026 - Morador de Pará de Minas cobra direitos garantidos por lei para deficientes visuais
24/04/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural