14/04/2026 às 08:59h
Minas Gerais saiu na frente e se tornou o primeiro estado do país a oferecer, de forma gratuita, o Teste do Pezinho ampliado na rede pública. Agora, o exame consegue identificar 64 doenças ainda nos primeiros dias de vida do bebê, um avanço importante no cuidado com a saúde infantil.
A coleta, simples e rápida, já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde dos 853 municípios mineiros e hoje, o estado realiza, em média, cerca de 1.100 testes por dia.
Com a ampliação, o estado passa a contar com um dos exames mais completos do país, incluindo doenças raras, metabólicas e genéticas. E o principal impacto está no tempo: quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de iniciar o tratamento rapidamente e evitar complicações mais graves.
Além de identificar, o sistema também garante o acompanhamento dos casos. Quando há suspeita, o bebê é encaminhado para exames complementares e passa a ser monitorado por uma rede de atendimento especializada.
Por Sarah Faria / Com informações da Agência Minas
Foto: Banco de imagem
06/01/2026 - Polícia Rodoviária orienta motoristas durante tráfego intenso em dias com chuvas
06/01/2026 - HNSC alerta para baixo estoque de sangue e convida população a fazer doação
05/01/2026 - Férias escolares; quais as opções para se divertir com as crianças neste período
05/01/2026 - Centro Pop de Pará de Minas passa a funcionar na Avenida Ovídio de Abreu
05/01/2026 - Ressaca financeira pós comemorações; saiba como fugir do endividamento
05/01/2026 - Prefeitura divulga datas de pagamento do IPTU; advogada explica a cobrança do tributo
02/01/2026 - Ano novo, novos hábitos! Você é de desapegar de coisas materiais?
02/01/2026 - Suspeita de fraude e acionamento da PM: CPI do Transporte da Saúde tem novo episódio