14/04/2026 às 08:59h
Minas Gerais saiu na frente e se tornou o primeiro estado do país a oferecer, de forma gratuita, o Teste do Pezinho ampliado na rede pública. Agora, o exame consegue identificar 64 doenças ainda nos primeiros dias de vida do bebê, um avanço importante no cuidado com a saúde infantil.
A coleta, simples e rápida, já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde dos 853 municípios mineiros e hoje, o estado realiza, em média, cerca de 1.100 testes por dia.
Com a ampliação, o estado passa a contar com um dos exames mais completos do país, incluindo doenças raras, metabólicas e genéticas. E o principal impacto está no tempo: quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de iniciar o tratamento rapidamente e evitar complicações mais graves.
Além de identificar, o sistema também garante o acompanhamento dos casos. Quando há suspeita, o bebê é encaminhado para exames complementares e passa a ser monitorado por uma rede de atendimento especializada.
Por Sarah Faria / Com informações da Agência Minas
Foto: Banco de imagem
27/10/2025 - Mais da metade dos mineiros estão acima do peso
27/10/2025 - Trabalhadores da empresa Turi reclamam de atrasos salariais
27/10/2025 - Política da boa vizinhança: agentes auxiliam nas demandas de conflitos entre populares
27/10/2025 - Prefeitura quer reajustar IPTU e estima ampliar arrecadação em R$ 10 milhões
24/10/2025 - Bola rola neste domingo pelo Campeonato Sicoob Pará de Minas 2025 Feminino
24/10/2025 - Terceira rodada encerra a fase de grupos do Campeonato Sicoob Pará de Minas 2025
24/10/2025 - Evento esportivo vai movimentar o Aeroporto de Pará de Minas nesse final de semana
24/10/2025 - De pai para filho: Ofício de sapateiro ainda resiste apesar dos desafios