25/08/2025 às 08:54h
Os crimes de injúria racial aumentaram significativamente em Minas Gerais em 2024, conforme divulgado pela edição mais recente do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
O racismo é considerado um problema social e estrutural do país, que atinge em sua maioria a população negra, que representa 55% das pessoas que vivem no país. Mas, o enfrentamento deve ser considerado um trabalho de toda a população, especialmente dos grupos que estão em pleno desenvolvimento educacional.
Para a escritora mineira, Cidinha da Silva o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas representa um avanço de um pensamento que respeita a diversidade étnico-racial do país. Autora do livro ‘Vamos falar de relações raciais’, ela comenta qual é a proposta desse importante trabalho:
Clique e ouça Cidinha da Silva
Discutido nas esferas políticas do Brasil, o racismo representa a principal engrenagem que reproduz e agrava as desigualdades sociais, impondo à sua população, iniquidades em relação ao bem-estar e a qualidade de vida, como destaca Cidinha da Silva:
Clique e ouça Cidinha da Silva
Para se ter exemplo da proporção desses casos, um levantamento recente, revelou que o estado de Minas Gerais saltou de 727 ocorrências de injúria racial para 1.835 na comparação entre o ano passado e 2023, uma alta de 152,4%.
Em 2023, o crime de injúria racial foi equiparado ao racismo no Código Penal, tornando-se inafiançável, imprescritível e com pena de reclusão de 2 a 5 anos. Antes, a pena era de 1 a 3 anos. O advogado Francisco Villas Boas explica a caracterização desse tipo de crime:
Clique e ouça Francisco Villas Boas
Segundo especialistas do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a notificação de crimes como injúria racial é o primeiro passo para que a violência seja assumida e enfrentada. O Ministério dos Direitos Humanos e o Disque 100 também recebem denúncias desse tipo de crime.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
25/08/2025 - Inteligência Artificial usada para aplicar golpes
22/08/2025 - Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
22/08/2025 - Roubos e furtos de cargas desafiam segurança pública
22/08/2025 - Abertas as inscrições para o curso gratuito de Gestão de Pessoas
22/08/2025 - Golpe do “falso advogado” continua enganando clientes de escritórios de Pará de Minas