28/01/2025 às 07:42h
Para quem percorre algumas áreas de Pará de Minas é comum encontrar casas semelhantes, isso por que algumas contam com modelos e formatos iguais com janelas e portas de ruas, que em muitas de vezes são compostas por calçamento.
Bairro da Várzea, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Vila Raquel, Coração de Jesus, além também de outras áreas localizadas no meio rural, como por exemplo os Guardas, locais considerados primeiros povoamentos da cidade.
O Museu de Pará de Minas foi a primeira moradia da cidade. Em 1780, Manoel Batista morou na casa que era tida como ponto para viajantes, local que com o tempo começou a se expandir, vindo a contar com a primeira igreja na Praça Padre José Pereira Coelho.
Logo formaram as primeiras ruas na região conhecido como Centro. Alaércio Delfino, historiador pará-minense contextualiza a expansão populacional da cidade:
Clique e ouça Alaércio Delfino
Com um crescimento atrelado às atividades agroindustriais, mais de 100 anos depois foram poucas a ruas que mantiveram os nomes de séculos em Pará de Minas, como pontua o historiador:
Clique e ouça Alaércio Delfino
Décadas de histórias para quem acompanhou parte recente dos 165 anos de emancipação de Pará de Minas, como é o caso da dupla Fernando Antônio e Geraldo Magela, amigos de longa data que cresceram juntos no bairro mais antigo de Pará de Minas, o Nossa Senhora das Graças:
Clique e ouça Moradores falam casas antigas
O Museu de Pará de Minas possui um acervo histórico para quem deseja conhecer mais sobre a formação dos primeiros habitantes da cidade. Documentos e livros revelam um passado de muita glória e um futuro de homens ilustres que dá ao Brasil.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
03/12/2025 - Infecções Sexualmente Transmissíveis foi o tema do comentário desta quarta
03/12/2025 - Pará de Minas fica no topo do pódio em importante competição de fisiculturismo
03/12/2025 - Hospital Nossa Senhora da Conceição recebe emenda parlamentar para custear medicamentos
03/12/2025 - Sindicato Rural de Pará de Minas e Sistema FAEMG/SENAR anunciam Programa Saúde no Campo
03/12/2025 - Cemig alerta para cuidados com a instalação de enfeites de Natal
03/12/2025 - Consumidor terá redução no preço da energia elétrica neste mês
02/12/2025 - Luiz Lima esteve hoje ao vivo no Jornal da Cidade