04/03/2026 às 07:38h
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga dois casos suspeitos de mortes por dengue em Pará de Minas, sendo que ambos pacientes tinham mais de 60 anos. A informação consta no Painel de Vigilância das Arboviroses.
As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos, e o Aedes aegypti é o principal vetor urbano no Brasil, responsável pela transmissão de dengue, chikungunya e Zika.
Alguns grupos são considerados mais vulneráveis com a dengue, como o caso dos idosos, pessoas com comorbidades e recém-nascidos. Diante do início do período sazonal das arboviroses, o médico ginecologista e obstetra, Éverton Marinho, adverte as gestantes:
Clique e ouça Éverton Marinho
O médico também alerta para as fases que merecem atenção da gestante, que está associado a alterações na estrutura funcional do organismo, o que pode prejudicar o desenvolvimento do feto:
Clique e ouça Éverton Marinho
Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde notificou 142 casos prováveis da doença somente neste ano. A maior parte dos pacientes que são diagnosticados com dengue tendem a não sofrer agravos na saúde:
Clique e ouça Éverton Marinho
Contudo, a evolução das doenças em grávidas pode causar parto prematuro, baixa escala de Apgar — que é a avaliação dos sinais vitais no bebê nos primeiros minutos de vida — e morte neonatal são alguns dos riscos das infecções causadas por arboviroses, como a dengue, zika e chikungunya, durante a gravidez.
Por: JC Notícias
Fotos: JC Notícias
05/01/2026 - Ressaca financeira pós comemorações; saiba como fugir do endividamento
05/01/2026 - Prefeitura divulga datas de pagamento do IPTU; advogada explica a cobrança do tributo
02/01/2026 - Ano novo, novos hábitos! Você é de desapegar de coisas materiais?
02/01/2026 - Suspeita de fraude e acionamento da PM: CPI do Transporte da Saúde tem novo episódio
02/01/2026 - Projeto de Lei quer proibir venda de fogos de artifício em Pará de Minas
02/01/2026 - Ravi Alexandre é o primeiro bebê de 2026 nascido em Pará de Minas
31/12/2025 - “Guarapará?” turistas mineiros vão lotar as praias para o Ano Novo
31/12/2025 - Ano Novo: Saiba o que abre e fecha em Pará de Minas