De segunda a sexta, das 8h as 17h
01/04/2026 às 08:41h
Muitos motoristas não sabem, mas é possível recorrer de multas de trânsito em diferentes fases do processo. Em Minas Gerais, o Detran orienta que o cidadão pode contestar a autuação em até três etapas, dependendo da situação.
A primeira delas é a defesa prévia, que deve ser feita logo após o recebimento da notificação da infração. Nessa fase, o motorista pode apontar possíveis erros no auto, como informações incompletas ou inconsistências no registro e o prazo é de até 30 dias.
Caso a defesa não seja apresentada ou seja negada, o processo segue e a multa é aplicada. A partir daí, o condutor ainda pode entrar com recurso junto à Junta Administrativa de Recursos de Infrações, também dentro do prazo de 30 dias após a notificação da penalidade.
Se o pedido for novamente indeferido, ainda existe uma última possibilidade: recorrer ao Conselho Estadual de Trânsito, que funciona como última instância administrativa, como explica a Gerente de infrações do Detran-MG, Sofia Benfica.
Clique e ouça a reportagem completa e a entrevista com Sofia Benfica
Todos esses procedimentos ficam ainda mais fáceis e práticos podendo ser feitos de forma online, pelo próprio site detran.mg.gov.br, na aba: infrações. Além disso, também é possível acompanhar o andamento dos recursos e consultar a situação do veículo. A orientação, agora, é ficar atento aos prazos e reunir provas que ajudem a justificar o pedido.
Por Sarah Faria
Foto: Interface do site do Detran-MG
15/05/2026 - Show de Prêmios da APAE vai movimentar a cidade
15/05/2026 - Dia do Gari reforça importância dos profissionais da limpeza urbana em Pará de Minas
15/05/2026 - Moradores cobram solução para buracos na Rua Perdizes
14/05/2026 - CESEC de Pará de Minas promove evento sobre combate ao racismo nesta quinta-feira
14/05/2026 - Pagamento do Gás do Povo passa a ter data fixa em todo o país
14/05/2026 - Mutirão da limpeza percorre mais bairros de Pará de Minas no combate à dengue
13/05/2026 - Escritora Idê Ferreira lança mais uma obra durante a Paraliteratura 2026
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h
