23/07/2026 às 07:40h
Mesmo com a redução no número de casos em comparação aos últimos anos, a dengue continua exigindo atenção. Em Pará de Minas, já foram registradas 111 notificações da doença em 2026, das quais 23 foram confirmadas. Os números são menores, mas reforçam que a prevenção precisa ser permanente, especialmente durante os períodos mais favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, na próxima sexta-feira (24), mais um mutirão de limpeza contra a dengue. Desta vez, a ação acontecerá nos bairros Nossa Senhora das Graças, Vila Sinhô, Independência e Vila Lara, a partir das 8h, com o recolhimento de materiais que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Antes disso, nesta quinta-feira (23), equipes da Vigilância Ambiental percorrerão os bairros, durante o dia, orientando os moradores sobre o descarte correto dos materiais.
O coordenador de Vigilância Ambiental, Douglas Duarte, destaca que essas ações têm papel fundamental no controle dessas doenças e explica que a intenção é continuar mantendo, no mínimo, dois mutirões por mês, com possibilidade de ampliar esse número:
Clique e ouça Douglas Duarte
Douglas também complementa informando o volume significativo de material recolhido nessas ações até hoje:
Clique e ouça Douglas Duarte
Apesar do trabalho das equipes, o combate à dengue depende da participação de todos. A orientação é receber os agentes de combate às endemias, colaborar com os mutirões e manter os cuidados dentro de casa durante todo o ano, verificando caixas d'água, calhas, ralos, vasos de plantas e qualquer recipiente que possa acumular água. Afinal, alguns minutinhos da rotina podem prevenir riscos para toda a população.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
24/10/2025 - Bola rola neste domingo pelo Campeonato Sicoob Pará de Minas 2025 Feminino
24/10/2025 - Terceira rodada encerra a fase de grupos do Campeonato Sicoob Pará de Minas 2025
24/10/2025 - Evento esportivo vai movimentar o Aeroporto de Pará de Minas nesse final de semana
24/10/2025 - De pai para filho: Ofício de sapateiro ainda resiste apesar dos desafios
24/10/2025 - Empresários do Ano: Noite de emoção e reconhecimento ao empresariado pará-minense
24/10/2025 - Vereador se posiciona sobre confusão ocorrida na Câmara de Pará de Minas
23/10/2025 - Fim das Autoescolas para tirar CNH. Qual sua opinião?
23/10/2025 - Nutricionista orienta sobre prevenção a diabetes, hipertensão e obesidade
23/10/2025 - Obras de revitalização do trecho urbano da BR- 352 são iniciados em Pará de Minas