27/08/2026 às 07:39h
Depois de mais de um ano de obras, os moradores dos bairros JK, Esplanada e do Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo estão cada vez mais perto de contar com uma nova estrutura para os atendimentos de saúde. A construção da UBS JK foi concluída no fim de julho, e a previsão é de que a unidade seja inaugurada já no próximo mês, durante as comemorações do aniversário de Pará de Minas.
A nova unidade fica na Travessa Santa Cruz, próxima ao Centro de Convivência dos Idosos e ao Núcleo do Promaf. O espaço tem 411 metros quadrados e foi projetado para substituir a estrutura provisória que funciona atualmente na Rua Santa Terezinha.
O engenheiro responsável pela obra, André Freitas, explica em detalhes como foi a execução do projeto:
Clique e ouça André Freitas
A obra segue o modelo de UBS Tipo 1 e reúne consultórios, gabinete odontológico, sala de vacinação, espaço para curativos e cuidados básicos, além de ambientes destinados a reuniões e atividades educativas.
Também foram previstas estruturas de acessibilidade, como banheiros adaptados e piso podotátil, além de espaços adequados para os profissionais, contabilizando ao todo um investimento superior a R$1,8 milhão, com ajuda de recursos estaduais.
O secretário Municipal de Saúde, Dr. Gilberto Denoziro, destaca como a nova estrutura deve refletir na qualidade dos atendimentos oferecidos à comunidade:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Com a mudança, se encerra a necessidade de manter o atendimento em um imóvel alugado que, além de apresentar limitações estruturais, demandava gastos frequentes com adaptações e manutenção. Agora, a expectativa é que a UBS JK seja entregue à comunidade em setembro e passe a fazer parte da rede permanente de atendimento do município.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
10/01/2025 - Cadastro Escolar 2025: Último dia para realizar matrículas na rede estadual de ensino
10/01/2025 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2025/2026
10/01/2025 - Reforma: Câmara Municipal intensifica obras de melhorias do espaço
09/01/2025 - Major Aelson José de Oliveira é o novo comandante da 19ª Companhia da PM
09/01/2025 - Premiação de filme brasileiro é comentada por produtor cultural pará-minense
09/01/2025 - Liquidaço: Ascipam promove três dias de promoção no comércio pará-minense
09/01/2025 - Entidades reforçam alerta com a chegada de chuvas mais intensas nos próximos dias
09/01/2025 - Solenidade marca apresentação de nova gestão da Guarda Civil Municipal
08/01/2025 - Uso abusivo de ansiolíticos ascende alerta para os cuidados com a saúde mental
08/01/2025 - Compra da sorte Digital; Ascipam entrega premiações da última etapa de 2024