23/10/2025 às 07:45h
Estudo recente sobre o perfil do brasileiro em relação às doenças crônicas mais prevalentes (diabetes, hipertensão e obesidade), demonstra que 7,4% da população brasileira é diabética, 26,6% é hipertensa, 22,6% são obesas e 56,6% estão acima do peso.
A estatística é preocupante, pois essas comorbidades impactam na qualidade de vida das pessoas e aumenta a possibilidade de óbitos por doenças cardiovasculares. Muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas pois essas doenças estão associadas ao estilo de vida de cada pessoa.
A nutricionista Ana Bárbara explica o motivo do crescimento do aumento dessas doenças crônicas nos últimos anos entre a população brasileira:
Clique e ouça Ana Bárbara
Mesmo que já tenha passado há um período, a pandemia de covid-19 também contribuiu e deixou reflexos para o aumento dessas doenças, como afirma a nutricionista:
Clique e ouça Ana Bárbara
O tratamento e a prevenção vai além de medicamentos, sendo sempre importante fazer atividade física, ter qualidade do sono, cuidar das relações interpessoais e espiritualidade, e principalmente, ter boa alimentação diária, como destaca a nutricionista:
Clique e ouça Ana Bárbara
Fazer exercícios diários ou com frequência também é uma das principais formas de tratamento e prevenção para diabetes, hipertensão e obesidade. Procure sempre um profissional especialista em caso de dúvidas.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
08/09/2025 - Morre aos 94 anos, Irmã Gertrudes, no Carmelo, em Divinópolis
05/09/2025 - Mais Saúde Panelão vai movimentar o parque do Bariri neste final de semana
05/09/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
05/09/2025 - Missa Jubilar da Forania de Nossa Senhora da Piedade será realizada neste sábado
04/09/2025 - Morador de Pará de Minas cria jogo de tabuleiro