26/05/2026 às 09:16h
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, mais de 530 celulares foram apreendidos em presídios estaduais de todo o país durante a Operação Mute, realizada entre os dias 18 e 21 de maio.
A ação faz parte de uma nova estratégia nacional de combate ao crime organizado e busca impedir principalmente a comunicação de detentos com grupos criminosos fora das unidades prisionais. Ao todo, foram vistoriadas cerca de 2.600 celas em 49 presídios de 23 estados brasileiros, onde estão aproximadamente 65 mil detentos.
Segundo o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, o foco é enfraquecer crimes planejados de dentro das penitenciárias, especialmente golpes aplicados por esses aparelhos:
Clique e ouça André Garcia
A operação segue em andamento em algumas unidades prisionais e o balanço completo deve ser apresentado nos próximos dias.
Junto a isso, o governo anunciou recentemente um plano para ampliar a segurança máxima em 138 presídios estaduais do país, visando intensificar essas ações. Minas Gerais está entre os estados que devem integrar essa rede, com a estruturação de seis unidades. Entre elas está o Presídio Pio Canedo, em Pará de Minas, que abriga detentos ligados ao Primeiro Comando da Capital, o PCC.
28/04/2026 - Dia Mundial da Educação foi tema do Comentário de Hélverte Moreira
28/04/2026 - Cinebiografia de Michael Jackson bate recorde e inspira artista de Pará de Minas
28/04/2026 - Banda de Pitangui se prepara para disputar Campeonato Mundial no México, em junho
28/04/2026 - Paciente reclama de demora de 9 meses por consulta em Pará de Minas
28/04/2026 - Educação volta atenção para valorização dos profissionais em Pará de Minas
27/04/2026 - Cavalgada de Pará de Minas já tem data definida
27/04/2026 - Vacinação nas escolas mobiliza o país e segue cronograma próprio em Pará de Minas
24/04/2026 - Morador de Pará de Minas cobra direitos garantidos por lei para deficientes visuais