De segunda a sexta, das 8h as 17h
20/01/2025 às 07:20h
A nova gestão da Prefeitura de Pará de Minas deu o primeiro passo para a implementação do chamado Orçamento Participativo, medida já aplicada durante as passagens do político Inácio Franco no executivo municipal, entre 2000 e 2008.
Ferramenta de gestão pública, o orçamento participativo permite que a população participe diretamente no processo de decisão sobre o uso de parte dos recursos financeiros de um município, onde a ideia central é promover o envolvimento do cidadão, garantindo que as prioridades da comunidade sejam consideradas na elaboração do orçamento governamental.
Consultor de Gestão Pública, Eduardo Leite relembra e explica como a inciativa, já executada no passado, funcionará na prática após o levantamento econômico e a apresentação de possibilidades orçamentárias feitas pela prefeitura:
Clique e ouça Eduardo Lucas
Sem data definida, a previsão é que o projeto seja implementando ainda no segundo semestre deste ano, junto do agendamento dos encontros com a comunidade, como destaca o vice-prefeito, Luiz Lima:
Clique e ouça Luiz Lima
Utilizado em diversas cidades do país, o orçamento participativo foi implementado, pela primeira vez, em Porto Alegre, na década de 1980. Desde então, diversos municípios adotaram a prática buscando melhorar a gestão pública.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
30/06/2025 - Defensoria garante acesso à retificação de nome e gênero em Pará de Minas
27/06/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
27/06/2025 - Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem 2025 vai até sexta-feira
27/06/2025 - “Que trem é esse?” Vocabulário mineiro encanta e revela significados
26/06/2025 - Cuidados e riscos das queimadas nesta época do ano
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h