20/01/2025 às 07:20h
A nova gestão da Prefeitura de Pará de Minas deu o primeiro passo para a implementação do chamado Orçamento Participativo, medida já aplicada durante as passagens do político Inácio Franco no executivo municipal, entre 2000 e 2008.
Ferramenta de gestão pública, o orçamento participativo permite que a população participe diretamente no processo de decisão sobre o uso de parte dos recursos financeiros de um município, onde a ideia central é promover o envolvimento do cidadão, garantindo que as prioridades da comunidade sejam consideradas na elaboração do orçamento governamental.
Consultor de Gestão Pública, Eduardo Leite relembra e explica como a inciativa, já executada no passado, funcionará na prática após o levantamento econômico e a apresentação de possibilidades orçamentárias feitas pela prefeitura:
Clique e ouça Eduardo Lucas
Sem data definida, a previsão é que o projeto seja implementando ainda no segundo semestre deste ano, junto do agendamento dos encontros com a comunidade, como destaca o vice-prefeito, Luiz Lima:
Clique e ouça Luiz Lima
Utilizado em diversas cidades do país, o orçamento participativo foi implementado, pela primeira vez, em Porto Alegre, na década de 1980. Desde então, diversos municípios adotaram a prática buscando melhorar a gestão pública.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
08/03/2025 - Clube dos Carros Antigos realizará Exposição na Cidade Ozanan no Dia da Mulher
08/03/2025 - 1º Simpósio de Mulheres, Poder e Sociedade será realizado na Câmara neste sábado
08/03/2025 - Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de dengue sorotipo 4 em Pará de Minas
07/03/2025 - Dia de homenagear mulheres de destaque em Pará de Minas
07/03/2025 - Aventura Musical: Casal transforma Kombi em casa em busca de novas experiências
07/03/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
07/03/2025 - Cesec abre inscrições para o curso de Cuidador de Idosos em Pará de Minas