20/01/2025 às 07:20h
A nova gestão da Prefeitura de Pará de Minas deu o primeiro passo para a implementação do chamado Orçamento Participativo, medida já aplicada durante as passagens do político Inácio Franco no executivo municipal, entre 2000 e 2008.
Ferramenta de gestão pública, o orçamento participativo permite que a população participe diretamente no processo de decisão sobre o uso de parte dos recursos financeiros de um município, onde a ideia central é promover o envolvimento do cidadão, garantindo que as prioridades da comunidade sejam consideradas na elaboração do orçamento governamental.
Consultor de Gestão Pública, Eduardo Leite relembra e explica como a inciativa, já executada no passado, funcionará na prática após o levantamento econômico e a apresentação de possibilidades orçamentárias feitas pela prefeitura:
Clique e ouça Eduardo Lucas
Sem data definida, a previsão é que o projeto seja implementando ainda no segundo semestre deste ano, junto do agendamento dos encontros com a comunidade, como destaca o vice-prefeito, Luiz Lima:
Clique e ouça Luiz Lima
Utilizado em diversas cidades do país, o orçamento participativo foi implementado, pela primeira vez, em Porto Alegre, na década de 1980. Desde então, diversos municípios adotaram a prática buscando melhorar a gestão pública.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
18/03/2025 - Observatório de Segurança Pública revela alta de acidentes em Pará de Minas
18/03/2025 - Divórcio Cinza: O fenômeno crescente da separação na terceira idade
18/03/2025 - Decretação da pandemia de covid-19 completou cinco anos em Pará de Minas
18/03/2025 - Prefeitura se pronuncia sobre paralisação de atendimentos em Unidades Básicas de Saúde
17/03/2025 - Problemas com escorpiões ainda assolam moradores próximos do Cemitério de Pará de Minas
17/03/2025 - Águas de Pará de Minas abre inscrições para o Programa Jovem Aprendiz
17/03/2025 - Credirural anuncia sobra financeira de mais de R$ 30 milhões durante assembleia geral