01/04/2025 às 07:42h
Malhação ou Queima de Judas é uma tradição cristã ainda presente em diversas comunidades católicas e ortodoxas, introduzida a séculos na América Latina por espanhóis e portugueses. O evento consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem trapos ou jornal, pelas ruas de uma comunidade, ateando fogo nele.
Durante a Semana Santa, o Sábado de Aleluia é sempre dedicado ao evento, realizado em várias cidades do Brasil e do mundo. Em Pará de Minas, a tradicional Queima do Judas, que representa a sentença do discípulo Judas Iscariotes, que traiu Jesus Cristo, será realizado no 19 de abril, às 19h, no povoado de Ascensão.
Em entrevista ao JC Notícias, Antônio Carlos de Araújo, o popular Cajuru, um dos organizadores da festa, explica que além da tradicional Queima de Judas, haverá festividades religiosas, leitura de versos e distribuição de guloseimas para as crianças:
Clique e ouça Cajuru
Cajuru explica que o evento é gratuito e aproveita para pedir ajuda da população com doação de balas, pirulitos, pipocas e outras guloseimas, para que sejam distribuídas para todas as crianças no dia do evento:
Clique e ouça Cajuru
Cajuru aproveita para convidar a população para participar:
Clique e ouça Cajuru
Os interessados em ajudar podem entregar as doações para o próprio Cajuru, na Rua Benedito Valadares, centro de Pará de Minas, próximo ao no número 131. O telefone para mais informações é o (37) 99866-2002.
Por JC Notícias
Fotos: Arquivo Espacial FM
25/11/2025 - Sindicato da Construção Civil realiza as negociações salariais para 2026
25/11/2025 - Vigilância Epidemiológica de Pará de Minas alerta produtores rurais no combate a dengue
24/11/2025 - Funcionários da obra do novo fórum reclamam de atrasos de salário
24/11/2025 - Câmara quer explicações sobre multas por meio do Olho Vivo!
21/11/2025 - A história da Lais, que ficou internada por 198 dias no HNSC, foi destaque no JC