24/08/2026 às 08:33h
A estrutura para as eleições de outubro já começou a ser preparada na região de Pará de Minas. O Cartório Eleitoral do município recebeu 302 urnas eletrônicas encaminhadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).
Os equipamentos serão utilizados pelos eleitores de Pará de Minas, Onça de Pitangui, São Gonçalo do Pará e São José da Varginha durante o processo eleitoral.
Após a entrega, as urnas passarão por uma série de procedimentos de preparação antes de serem encaminhadas aos locais de votação. Até lá, os equipamentos permanecerão armazenados no Cartório Eleitoral, como explica Moisés Januário, chefe da unidade:
Clique e ouça Moisés Januário
Moisés explica o que acontece se alguma urna apresente defeito:
Clique e ouça Moisés Januário
A logística de distribuição já está definida pela Justiça Eleitoral. As urnas destinadas ao primeiro turno serão encaminhadas aos respectivos locais de votação na madrugada de 4 de outubro. Se houver segundo turno, os equipamentos serão novamente distribuídos em 25 de outubro, como explica Moisés Januário:
Clique e ouça Moisés Januário
Lembrando que este ano, o eleitor vai às urnas para escolher seis cargos nesta ordem: deputado federal, deputado estadual, senador (primeira vaga), senador (segunda vaga), governador e presidente da República.
Por Sérgio Viana
Foto: TRE
21/07/2026 - Férias escolares exigem atenção redobrada para evitar acidentes domésticos com crianças
21/07/2026 - DER-MG publica edital para construção da terceira faixa entre Pará de Minas e Papagaios
21/07/2026 - Casa onde viveu Padre Libério será transformada em memorial em Pará de Minas
20/07/2026 - Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra o HPV até dezembro
20/07/2026 - Morre aos 119 anos Seu Levino, morador mais velho de Pará de Minas