27/10/2026 às 08:45h
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, implantou em Pará de Minas, três pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os equipamentos medem a quantidade de chuva e transmitem os dados em tempo real, contribuindo para a prevenção de riscos e a emissão de alertas à população.
Os aparelhos foram instalados nas regiões Leste (Bairro Santa Edwirges), Oeste (Grão Pará) e Central da cidade, permitindo acompanhar a intensidade das chuvas em diferentes pontos do município.
O responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pará de Minas, Edson Cecílio da Silva explica que a escolha dos locais considerou o histórico de ocorrências e o comportamento das águas na bacia do Ribeirão Paciência:
Clique e ouça Edson Cecílio
Segundo ele, os dados coletados permitirão identificar áreas que podem ser afetadas por chuvas intensas e orientar medidas preventivas.
Clique e ouça Edson Cecílio
Para a Defesa Civil, o monitoramento representa mais segurança, economia e planejamento das ações.
Por Sérgio Viana/Com Informações da Prefeitura de Pará de Minas
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
06/03/2025 - Ponto de apoio da GCM no Parque do Bariri vai começar a funcionar neste mês de março
06/03/2025 - Reinauguração: Chá de Panela oferece descontos imperdíveis no próximo sábado
06/03/2025 - Futuro do Campo do Rio Branco preocupa moradores e torcedores
05/03/2025 - Operação tapa buraco deve ser intensificada após o período de chuvas
05/03/2025 - Prefeitura de Pará de Minas informa decretou ponto facultativo
05/03/2025 - Comércio de pescados está na expectativa de aumento das vendas durante a quaresma
05/03/2025 - Movimentação de fiéis promete ser intensa nesta Quarta-Feira de Cinzas
01/03/2025 - Atleta pará-minense conquista prêmio em categoria de Jiu Jitsu na cidade de Curitiba