27/10/2026 às 08:45h
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, implantou em Pará de Minas, três pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os equipamentos medem a quantidade de chuva e transmitem os dados em tempo real, contribuindo para a prevenção de riscos e a emissão de alertas à população.
Os aparelhos foram instalados nas regiões Leste (Bairro Santa Edwirges), Oeste (Grão Pará) e Central da cidade, permitindo acompanhar a intensidade das chuvas em diferentes pontos do município.
O responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pará de Minas, Edson Cecílio da Silva explica que a escolha dos locais considerou o histórico de ocorrências e o comportamento das águas na bacia do Ribeirão Paciência:
Clique e ouça Edson Cecílio
Segundo ele, os dados coletados permitirão identificar áreas que podem ser afetadas por chuvas intensas e orientar medidas preventivas.
Clique e ouça Edson Cecílio
Para a Defesa Civil, o monitoramento representa mais segurança, economia e planejamento das ações.
Por Sérgio Viana/Com Informações da Prefeitura de Pará de Minas
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
19/08/2026 - Terminal Urbano de Pará de Minas já tem data para começar a funcionar
19/08/2026 - Pipas na rede elétrica causam mais de 1,2 mil ocorrências em Minas neste ano
19/08/2026 - Golpe do “falso gerente” usa inteligência artificial para enganar clientes de bancos
18/08/2026 - Jovem que nasceu sem os dois braços conquista carteira de habilitação em Pará de Minas
18/08/2026 - Morre aos 93 anos Zé Penha, símbolo da cultura de Pará de Minas
18/08/2026 - Livro resgata 60 anos de história da Escola Estadual Fernando Otávio