31/01/2025 às 07:14h
As dificuldades para a emissão da Carteira de Identidade em Pará de Minas é um dos atendimentos mais recorrentes na Delegacia Regional da Polícia Civil.
O Posto de Identidade atualmente funciona no primeiro andar da Câmara Municipal e são realizados, em média, 25 agendamentos por dia. Contudo, as dificuldades em realizar o agendamento são motivos de reclamações, como é o caso da moradora do bairro Santos Dumont, Laryssa Souza:
Clique e ouça Laryssa Souza
Assim como relatou a moradora do bairro Santos Dumont, centenas de pessoas tiveram que se deslocarem para Pitangui, São José da Varginha, Florestal, Nova Serrana, entre outras cidades da região. Já Ana Paula, do bairro Cores de Minas, ficou na espera pelo documento por quase um ano:
Clique e ouça Ana Paula
O relato de Ana Paula chegou até a equipe de reportagem do Jornal da Cidade, em janeiro de 2024, e depois de quase um ano, finalmente o ‘alívio’, com a entrega do documento de identidade:
Clique e ouça Ana Paula
Esses relatos tendem a diminuir nos próximos meses, isso porque segundo apuração feita pelo Jornal da Cidade, junto ao Executivo, Legislativo e Polícia Civil, os atendimentos serão transferidos para a Delegacia e contarão com mais funcionários.
Após agendamento pelo aplicativo MG App, o cidadão poderá ser atendido presencialmente no primeiro andar da repartição. A emissão do documento no local deve ter início na primeira quinzena de fevereiro.
O número baixo de profissionais para atender a demanda era uma das principais queixas da população e muitas vezes discutido no Legislativo e na imprensa local. Novos equipamentos estarão disponíveis, como câmeras e programas sofisticados dando mais praticidade às solicitações.
A mudança ainda pode ter convênio entre Câmara, Prefeitura e Polícia Civil, podendo contar com mais dois postos para emissão do documento, um na Secretaria de Assistência Social e outro na sede do poder legislativo, contabilizando cinco funcionários.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
05/02/2026 - Hanseníase; os cuidados para não se contaminar com a doença
05/02/2026 - Especialistas denunciam violência contra pessoas idosas
05/02/2026 - Advogado reforça os canais de comunicação com o Procon em Pará de Minas
04/02/2026 - Abandono animal segue como desafio para as cidades; veterinária responsabiliza tutores
04/02/2026 - Advogado explica regras específicas para comprovação de atividade rural
04/02/2026 - Fies 2026 abre inscrições para processo seletivo do 1º semestre
03/02/2026 - Volta as aulas: Nutricionista orienta famílias sobre preparação de lancheira saudável