Capa da Página Pará-minense reclama da falta de obstetra nas Unidades Básicas de Saúde - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 19º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

13/10/2021 às 07:26h

Pará-minense reclama da falta de obstetra nas Unidades Básicas de Saúde

Facebook

Uma pará-minense usou a Tribuna Livre durante a última reunião da Câmara Municipal de Pará de Minas, para reclamar da falta de um obstetra nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Segundo Marlene Aguilar, esse tipo de atendimento nas unidades básicas de saúde da cidade é feito apenas por enfermeiros ou clínico geral. De acordo com ela, recentemente uma parente próxima passou por esse transtorno.

A pará-minense acredita que o ideal seria que as gestantes que fossem as unidades básicas de saúde tivessem acompanhamento com um especialista para evitar riscos para a mãe e o bebê. Marlene chegou a procurar a Secretaria Municipal de Saúde para fazer reclamação:

Clique e ouça Marlene Aguilar

Procurado, o secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty informou que existe uma normativa federal que trata do pré-natal, que deixa claro que o atendimento pode ser feito entre o enfermeiro e o médico da Atenção Primária. Ele informou que o município atende o dobro do que preconiza o Ministério da Saúde.

Ainda segundo ele, caso as gestantes não se sentirem confortáveis com esse tipo de atendimento, elas podem fazer o pedido de encaminhamento nos postos de saúde para serem atendidas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), do bairro Senador Valadares.

Por Sérgio Viana

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: