19/08/2026 às 08:56h
A brincadeira que ganha as ruas, principalmente durante as férias escolares, exige atenção redobrada quando envolve a rede elétrica. Em Minas Gerais, 1.260 ocorrências provocadas por pipas foram registradas pela Cemig entre janeiro e junho deste ano, afetando o fornecimento de mais de 313 mil consumidores.
O problema vai muito além do transtorno de ficar sem energia. Quando a pipa fica presa aos fios, ela pode romper cabos, danificar equipamentos e colocar a vida de pessoas em risco. Além disso, as ocorrências na rede geram um efeito cascata, comprometendo serviços essenciais como hospitais, abastecimento de água e semáforos.
O engenheiro do Centro de Operações da Cemig, Jorge Magno, explica que boa parte dessas situações podem ser evitadas com cuidados simples:
Clique e ouça Jorge Magno
A diversão pode continuar, mas longe da rede elétrica e sem transformar uma brincadeira em risco para todo mundo. Vale lembrar que em Minas, o uso e a comercialização de cerol e linha chilena são proibidos e podem resultar em multas que chegam a quase R$290 mil em caso de reincidência.
Por Sarah Faria
Foto: Cemig/Divulgação
21/05/2026 - Embalos do Centro Literário retorna com clássicos dos anos 70, 80 e 90
20/05/2026 - Vagas abertas para o curso técnico gratuito de Guia de Turismo em Minas Gerais
19/05/2026 - Guarda Municipal celebra os 3 anos de trabalho em Pará de Minas
19/05/2026 - Implanon passa a ser oferecido na rede pública de saúde em Pará de Minas
19/05/2026 - Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população em Pará de Minas