19/08/2026 às 08:56h
A brincadeira que ganha as ruas, principalmente durante as férias escolares, exige atenção redobrada quando envolve a rede elétrica. Em Minas Gerais, 1.260 ocorrências provocadas por pipas foram registradas pela Cemig entre janeiro e junho deste ano, afetando o fornecimento de mais de 313 mil consumidores.
O problema vai muito além do transtorno de ficar sem energia. Quando a pipa fica presa aos fios, ela pode romper cabos, danificar equipamentos e colocar a vida de pessoas em risco. Além disso, as ocorrências na rede geram um efeito cascata, comprometendo serviços essenciais como hospitais, abastecimento de água e semáforos.
O engenheiro do Centro de Operações da Cemig, Jorge Magno, explica que boa parte dessas situações podem ser evitadas com cuidados simples:
Clique e ouça Jorge Magno
A diversão pode continuar, mas longe da rede elétrica e sem transformar uma brincadeira em risco para todo mundo. Vale lembrar que em Minas, o uso e a comercialização de cerol e linha chilena são proibidos e podem resultar em multas que chegam a quase R$290 mil em caso de reincidência.
Por Sarah Faria
Foto: Cemig/Divulgação
07/04/2026 - Outono exige atenção redobrada e Defesa Civil alerta para mudanças no clima
07/04/2026 - Prazo para regularizar título se aproxima e Cartório Eleitoral intensifica atendimentos
06/04/2026 - Academia de Letras de Pará de Minas se prepara para realizar 1ª Festa Literária
04/04/2026 - Polícia Militar Rodoviária segue com a operação Semana Santa até domingo