De segunda a sexta, das 8h as 17h
19/08/2026 às 08:56h
A brincadeira que ganha as ruas, principalmente durante as férias escolares, exige atenção redobrada quando envolve a rede elétrica. Em Minas Gerais, 1.260 ocorrências provocadas por pipas foram registradas pela Cemig entre janeiro e junho deste ano, afetando o fornecimento de mais de 313 mil consumidores.
O problema vai muito além do transtorno de ficar sem energia. Quando a pipa fica presa aos fios, ela pode romper cabos, danificar equipamentos e colocar a vida de pessoas em risco. Além disso, as ocorrências na rede geram um efeito cascata, comprometendo serviços essenciais como hospitais, abastecimento de água e semáforos.
O engenheiro do Centro de Operações da Cemig, Jorge Magno, explica que boa parte dessas situações podem ser evitadas com cuidados simples:
Clique e ouça Jorge Magno
A diversão pode continuar, mas longe da rede elétrica e sem transformar uma brincadeira em risco para todo mundo. Vale lembrar que em Minas, o uso e a comercialização de cerol e linha chilena são proibidos e podem resultar em multas que chegam a quase R$290 mil em caso de reincidência.
Por Sarah Faria
Foto: Cemig/Divulgação
17/03/2026 - Eventos extremos e tragédias recentes reforçam alerta sobre mudanças climáticas
17/03/2026 - Entrega do IPTU começa e levanta dúvidas sobre pagamento e direitos do contribuinte
16/03/2026 - Minas Gerais lança novo Portal da Transparência após 11 anos sem atualização
16/03/2026 - Com outono chegando, médico orienta a população quanto as doenças respiratórias
13/03/2026 - Batalha de Rima do Bariri reafirma o hip-hop como cultura de resistência na cidade!
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h
