De segunda a sexta, das 8h as 17h
19/08/2026 às 08:56h
A brincadeira que ganha as ruas, principalmente durante as férias escolares, exige atenção redobrada quando envolve a rede elétrica. Em Minas Gerais, 1.260 ocorrências provocadas por pipas foram registradas pela Cemig entre janeiro e junho deste ano, afetando o fornecimento de mais de 313 mil consumidores.
O problema vai muito além do transtorno de ficar sem energia. Quando a pipa fica presa aos fios, ela pode romper cabos, danificar equipamentos e colocar a vida de pessoas em risco. Além disso, as ocorrências na rede geram um efeito cascata, comprometendo serviços essenciais como hospitais, abastecimento de água e semáforos.
O engenheiro do Centro de Operações da Cemig, Jorge Magno, explica que boa parte dessas situações podem ser evitadas com cuidados simples:
Clique e ouça Jorge Magno
A diversão pode continuar, mas longe da rede elétrica e sem transformar uma brincadeira em risco para todo mundo. Vale lembrar que em Minas, o uso e a comercialização de cerol e linha chilena são proibidos e podem resultar em multas que chegam a quase R$290 mil em caso de reincidência.
Por Sarah Faria
Foto: Cemig/Divulgação
09/01/2026 - Espírito aventureiro; os cuidados na hora de realizar trilhas e se aventurar
09/01/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
09/01/2026 - Compra de material escolar movimenta papelarias em Pará de Minas
09/01/2026 - Ex-deputado Antônio Júlio descarta concorrer nas eleições deste ano
08/01/2026 - Saúde masculina: homens resistem em ir ao médico, aponta pesquisa
08/01/2026 - Chuvas e descarte incorreto de lixo podem ser combinação perigosa para a cidade
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h
