20/02/2026 às 09:12h
A Polícia Civil em todo o Brasil tem intensificado o combate aos crimes virtuais contra crianças e adolescentes, realizando operações dedicadas e disponibilizando canais especializados de denúncia, como as Delegacias e as divisões de crimes cibernéticos.
O trabalho foca em identificar e prender infratores que utilizam a internet para cometer diversas formas de violência digital. A Polícia Civil atua em rede, muitas vezes em conjunto com outras forças de segurança e ONGs, para capacitar agentes e otimizar as investigações.
Operações Integradas, ações conjuntas em diversos estados buscam desmantelar redes de criminosos virtuais e cumprir mandados de prisão. A delegada Ana Cristina Bicalho, chefe da Delegacia de Atendimento a Mulher de Pará de Minas, explica alguns detalhes sobre como são feitas as investigações. No caso de crimes contra crianças e adolescentes, é importante que os pais ou responsáveis levem os aparelhos usados durante as conversas para dar início aos trabalhos de Polícia:
Clique e ouça Delegada Ana Bicalho
A delegada ressalta a importância das denúncias para que as investigações e prisões sejam executadas:
Clique e ouça Delegada Ana Bicalho
As vítimas e testemunhas podem utilizar canais específicos para denunciar: Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher, 181 (Disque Denúncia) 190, ou na Delegacia mais próxima de casa.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
17/03/2025 - Problemas com escorpiões ainda assolam moradores próximos do Cemitério de Pará de Minas
17/03/2025 - Águas de Pará de Minas abre inscrições para o Programa Jovem Aprendiz
17/03/2025 - Credirural anuncia sobra financeira de mais de R$ 30 milhões durante assembleia geral
15/03/2025 - Escritora pará-minense vai lançar livro que aborda a violência contra as mulheres
15/03/2025 - Hospital Nossa Senhora da Conceição realiza mais um procedimento pioneiro na região