03/11/2025 às 07:40h
Pará de Minas registrou 49 casos confirmados de dengue em 2025. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando as ações no combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor também da zika e chikungunya.
O mosquito se prolifera em ambientes com água parada, especialmente em áreas urbanas, com altas temperaturas e umidade. Segundo a Vigilância Ambiental, os dias intercalados entre chuva e sol são considerados propícios para a proliferação como destaca Douglas Duarte:
Clique e ouça Douglas Duarte
Cerca de 68 agentes de endemias estão empenhados no combate as arboviroses nos bairros e distritos de Pará de Minas, contudo receber esses profissionais é de suma importância para a saúde pública:
Clique e ouça Douglas Duarte
Além disso, ações simples no dia a dia como a utilização de telas em portas e janelas das residências; vedar bem as caixas d'água; verificar se garrafas vazias estão de cabeça para baixo; varrer bem os quintais e colocar areia em pratinhos de plantas podem ajudar a amenizar esse cenário. Em caso de suspeitas de dengue, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: JC Notícias
29/07/2026 - FGTS: 138 milhões de trabalhadores receberão R$ 13 bilhões de lucros
29/07/2026 - Férias escolares aumentam movimento na rodoviária de Pará de Minas
28/07/2026 - Troca de farpas entre vereador e secretário de saúde de Pará de Minas
28/07/2026 - Ultra da Fé chega à 7ª edição e desafia atletas em percurso de 50 quilômetros em Pequi
28/07/2026 - Prefeitura abre leilão de 46 lotes públicos com propostas até agosto